A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental e da Força Tática do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), flagrou uma rinha de galos na noite deste sábado (21/09) no município de Passo Fundo. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima, levando os policiais a um galpão no bairro Roselândia.
No local, foi encontrado um tambor adaptado como rinhadeiro, cercado por 17 pessoas, todas detidas pela participação na atividade ilegal. As autoridades localizaram 26 galos da raça Combatente, muitos deles com ferimentos recentes, evidenciando os maus-tratos sofridos. As aves estavam confinadas em gaiolas artesanais individuais.
Durante a operação, foram apreendidos diversos objetos usados na prática criminosa, como biqueiras, esporas e medicamentos destinados às aves. O proprietário do local, junto com os demais participantes, foi identificado e detido.
Diante da violação da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), foi lavrado um Termo Circunstanciado com base no artigo 32, que trata de crimes contra animais.