O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a possibilidade de ocorrência de chuva preta na Região Sul do Brasil nos próximos dias. Este fenômeno é causado pela combinação de fuligem resultante das queimadas com uma nova frente fria que se aproxima da região. A água que cai nessas condições pode conter contaminantes e, segundo o Inmet, não é própria para consumo e pode prejudicar o meio ambiente, atingindo principalmente solos, rios e vegetações.
A previsão indica que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão os mais afetados inicialmente, mas o fenômeno pode se estender para o sul de Mato Grosso do Sul e áreas do Sudeste. Segundo meteorologistas, a fuligem presente na atmosfera, associada à umidade trazida pela frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, provoca uma espécie de “lavagem” das partículas de sujeira, resultando na precipitação de chuva escura.
Nos próximos dias, a frente fria trará chuvas intensas para a Região Sul, deslocando-se posteriormente para São Paulo e o extremo sul do Centro-Oeste. A expectativa é que o fenômeno se intensifique no fim de semana, especialmente em Santa Catarina e no Paraná. Por outro lado, a região central do país continuará sob forte calor e clima seco, com temperaturas que podem chegar a 41°C em algumas áreas do Centro-Oeste e do Norte.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar nas regiões centrais poderá cair para níveis críticos, abaixo de 15%, principalmente em estados como Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará. O Inmet reforça a necessidade de cuidados extras com a saúde durante esse período de clima extremo e ar seco.