A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou neste sábado (21/09) uma operação de patrulhamento aquático preventivo na Barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Passo Fundo, no município de Entre Rios do Sul.
Utilizando um barco a motor, a equipe do 3º BABM fiscalizou a área da UHE Passo Fundo com o objetivo de combater a pesca ilegal e predatória. Durante a operação, foram inspecionados tanto o ambiente aquático quanto pontos estratégicos utilizados para a prática da pesca irregular.
Durante a ação, foram localizados 350 metros de redes de pesca instalados ilegalmente nas águas. Além disso, foram encontradas diversas “bóias-loucas”, um tipo de petrecho artesanal altamente predatório. Os peixes das espécies popularmente conhecidas como Traíra, Jundiá, Tilápia e Lambari, que estavam presos nas redes, foram devolvidos ao seu habitat natural.
Os responsáveis pela instalação dos petrechos proibidos não foram localizados. Todo o material apreendido foi registrado em um Termo de Apreensão e será incinerado conforme o procedimento legal.