Na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, o pelotão de Bombeiros de Veranópolis recebeu novos equipamentos essenciais para melhorar o atendimento às emergências no município. O material foi adquirido através do Comando Regional, em parceria com o Comando Estadual. Entre os itens recebidos está um bote a motor de 25 HP, cuja potência é superior ao modelo anterior, de 15 HP, permitindo uma resposta mais eficiente em operações de resgate em águas.
Além do bote, o pelotão foi equipado com diversas ferramentas importantes, como ferramentas de corte abrasivo, motosserras e equipamentos de proteção individual (EPI) de combate a incêndios, que incluem calças, jaquetas e capacetes especializados. Outro item de grande relevância para a segurança da população é o desfibrilador automático, junto com uma mochila de atendimento para socorro. Para situações que envolvem materiais perigosos, o pelotão também recebeu roupas de proteção especiais.
Esses novos equipamentos somam um valor aproximado de 100 mil reais, fruto de uma nova forma de aquisição, centralizada pelo Estado. Anteriormente, os equipamentos eram adquiridos pelo Funrebom, através de um valor arrecadado no fundo municipal, com a colaboração da prefeitura e de entidades locais. Agora, o processo de compra é feito pelo governo estadual, através de pregões, permitindo uma economia significativa, uma vez que os materiais são adquiridos em maior quantidade e distribuídos para os quartéis de todo o estado.
A mudança no sistema de aquisição trouxe uma padronização dos equipamentos para todos os pelotões do Estado, garantindo que municípios como Veranópolis, Bagé e outros, tenham acesso aos mesmos tipos de materiais, o que antes não era possível devido às diferentes capacidades de compra de cada cidade.
Veranópolis, no entanto, destaca-se por contar com o apoio expressivo do poder público municipal e da classe empresarial local, o que permite a aquisição de mais equipamentos do que em outros quartéis. Hoje, o quartel de Veranópolis é referência no estado, mostrando o impacto positivo da união entre o poder público e a iniciativa privada no fortalecimento da segurança e da qualidade de vida da população.
Esses novos recursos certamente trarão mais eficiência nas operações de resgate e combate a incêndios, reforçando ainda mais o compromisso do Corpo de Bombeiros com a comunidade veranense.
Fotos Gabriela Guarda Bés, Studio.