Banco Central divulga vazamento de chaves Pix associadas a compras na Shopee
Em comunicado oficial nesta quinta-feira, dia 19 de setembro de 2024, o Banco Central informou a ocorrência de um incidente de segurança que resultou no vazamento de informações vinculadas a chaves Pix sob responsabilidade da Shopee. O problema foi causado por falhas pontuais em sistemas da instituição, segundo o BC.
O órgão ressaltou que dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou saldos bancários, não foram expostos. As informações obtidas pelos invasores são de caráter cadastral, que não permitem a movimentação de recursos ou acesso a contas bancárias. Entre os dados vazados, estão: nome do usuário, CPF, instituição financeira, agência, número e tipo da conta.
O BC também informou que os usuários afetados serão notificados exclusivamente pelos canais oficiais, como o aplicativo ou internet banking da instituição com a qual possuem relacionamento. Não serão utilizados outros meios de contato, como mensagens em aplicativos, ligações, SMS ou e-mail, para evitar possíveis fraudes.
A exposição dos dados ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro deste ano, e medidas estão sendo tomadas para mitigar os impactos do incidente.