Avanço de frente fria intensifica chuvas e temporais no Rio Grande do Sul

A chegada de uma nova frente fria promete intensificar as chuvas acompanhadas de temporais em várias regiões do Rio Grande do Sul. Na madrugada de quinta-feira (12), o fenômeno deve afetar inicialmente a metade Sul do Estado, expandindo-se para outras áreas ao longo do dia.

Os acumulados de chuva previstos variam de 40 a 90 mm/dia nas regiões da Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral Médio, Centro e parte do Noroeste. Em outras áreas, os volumes devem ficar abaixo de 20 mm/dia. Além disso, estão previstas rajadas de vento de 40 a 65 km/h em praticamente todo o Estado.

Na sexta-feira (13), a frente fria continua avançando, favorecendo chuvas moderadas a fortes com temporais no Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales, Litoral Norte, e parte da Serra e Centro, com acumulados de 40 a 80 mm/dia. Nas demais regiões, a previsão é de chuva fraca a moderada, com volumes não ultrapassando 20 mm/dia.

No sábado (14), a tendência é de que o fenômeno perca intensidade. Um ciclone sobre o oceano ainda poderá gerar chuvas de intensidade fraca nas regiões da Campanha, Sul, Litoral, RMPOA, Norte e Serra, mas a expectativa é de que os volumes não ultrapassem 15 mm/dia.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de transtornos devido às chuvas fortes e persistentes, como alagamentos pontuais e elevação dos níveis de córregos, arroios e pequenos rios, com risco de inundações. A população é orientada a consultar os Planos de Contingência de suas cidades para adotar as medidas preventivas necessárias.

Sair da versão mobile