Atirador do shopping Morumbi, deixa prisão após 25 anos

Mateus da Costa Meira, responsável pelo ataque que matou três pessoas e feriu outras quatro em um cinema no Morumbi Shopping, foi liberado após 25 anos. Ele estava internado em um hospital psiquiátrico em Salvador desde 2009, após ser considerado inimputável por esquizofrenia. O crime, cometido em 1999, ocorreu durante uma sessão do filme “Clube da Luta”, quando Meira, então estudante de medicina, disparou contra o público com uma submetralhadora.

Após avaliação médica realizada em 2019, foi concluído que ele não apresentava mais risco à sociedade. Com isso, a Justiça autorizou sua soltura, baseada nas novas diretrizes da política antimanicomial. Meira deverá continuar seu tratamento psiquiátrico fora do hospital, com acompanhamento médico e sob condições restritas, como recolhimento domiciliar noturno e proibição de porte de armas.

A decisão também estabelece que Mateus Meira mantenha um bom relacionamento social e familiar, sem frequentar bares ou consumir álcool e drogas. O processo corre em segredo de Justiça, e a defesa de Meira optou por não se manifestar.

Sair da versão mobile