A Secretaria de Saúde de Porto Alegre emitiu um alerta para a população sobre os cuidados necessários devido à presença de fumaça no ar, proveniente das queimadas que atingem diversas regiões do Brasil. O órgão reforça a importância de medidas preventivas, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com condições crônicas, como asma e hipertensão.
Entre as principais orientações estão evitar a permanência em áreas externas, manter-se hidratado e proteger os ambientes fechados, evitando a entrada de poluição. Além disso, aqueles que apresentarem sintomas respiratórios devem procurar atendimento médico com urgência, para evitar o agravamento de quadros clínicos. O Ministério da Saúde também destaca a importância de reduzir atividades físicas ao ar livre durante o período de maior concentração de fumaça.
Para pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos, é recomendado que mantenham seus medicamentos à disposição para uso imediato em caso de crise. Caso a exposição à fumaça agrave os sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico o mais rápido possível. Consultar o médico sobre possíveis ajustes no tratamento também é uma medida importante.
Com a intensificação das queimadas, que têm afetado diretamente a qualidade do ar, a orientação geral é que todos tomem precauções para minimizar a exposição à fumaça e sigam as recomendações de saúde pública, protegendo assim sua saúde e bem-estar.
Com informações do Jornal Correio do Povo.