Ação da PRF no RS revela preocupante situação de saúde entre caminhoneiros
Alta pressão arterial e glicose elevada são os principais problemas identificados
No último dia 25 de setembro de 2024, uma importante operação de saúde foi promovida pela Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de avaliar a condição de saúde dos caminhoneiros, a ação mobilizou profissionais de saúde e voluntários em diversos pontos das rodovias federais do estado.
A iniciativa, que contou com exames de pressão arterial, glicose e frequência cardíaca, trouxe à tona um cenário preocupante. Dos 257 caminhoneiros avaliados, 119 apresentaram problemas de saúde, especialmente relacionados à pressão alta e níveis elevados de glicose. Além disso, os caminhoneiros tiveram acesso a serviços gratuitos, como cortes de cabelo e massagens, em alguns dos postos.
Outro dado alarmante apontado pela operação foi o baixo índice de hábitos saudáveis entre os motoristas, com a maioria revelando que não pratica atividades físicas e não mantém uma alimentação equilibrada. Muitos foram aconselhados a buscar acompanhamento médico imediato, e alguns sequer puderam continuar viagem sem passar por uma intervenção de saúde.
Os resultados dessa ação serão compilados e estudados para planejar futuras estratégias que visem melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros, que enfrentam desafios não apenas nas estradas, mas também em sua saúde.