Trânsito é liberado na ERS-431 após caminhão ficar preso em curva perigosa, em São Valentim do Sul
O trânsito na ERS-431, em São Valentim do Sul, foi liberado na noite de quinta-feira (15) após um caminhão ter ficado preso em uma curva fechada no quilômetro 26 da rodovia desde a quarta-feira (14). A situação causou bloqueio quase total da passagem, prejudicando o tráfego de veículos que utilizam a estrada para acessar a Balsa de Santa Bárbara.
A liberação da via aliviou motoristas que dependem do trajeto, mas o episódio trouxe à tona preocupações sobre a segurança da estrada. O grupo “Juntos pela Reconstrução da ERS-431 e da Ponte de Santa Bárbara”, que conta com mais de 6.300 seguidores, tem pressionado o Estado para melhorias urgentes no trecho. A curva onde o caminhão ficou preso é considerada perigosa, e houve relatos recentes de outros incidentes no local.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) reconheceu que o km 26,5 da ERS-431 é um trecho crítico, danificado por deslizamentos em maio deste ano. Segundo o Daer, equipes estão trabalhando na limpeza e na criação de um caminho emergencial, mas as obras ainda não foram concluídas. A autarquia também está avaliando a instalação de um sistema limitador de altura para evitar o tráfego de veículos acima do peso permitido.