Toca o telefone, você atende e desligam. Conheça os ‘robocalls’ e como eles podem te dar um golpe

Uma simples chamada perdida pode ser o início de um golpe. Se você já atendeu uma ligação que foi encerrada imediatamente, há grandes chances de ter sido alvo de um “robocall” — uma prática cada vez mais comum e perigosa.

Os ‘robocalls’ são ligações automatizadas que discam para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Originalmente, essa tecnologia era usada por empresas para campanhas de marketing e telemarketing. No entanto, criminosos descobriram que também podem utilizá-la para capturar informações pessoais, espalhar malware e aplicar golpes.

Como os ‘robocalls’ funcionam

Ao atender uma dessas chamadas e a ligação ser interrompida, isso pode indicar que seu número foi verificado como ativo. Esse número, então, pode ser vendido para outros golpistas, que usarão diferentes táticas para tentar obter informações confidenciais, como dados bancários ou senhas.

Alguns golpes envolvem transferir a ligação para um operador humano que, com falsas promessas ou solicitações, tenta enganar o usuário. Outra técnica é induzir a pessoa a retornar a ligação para um número que cobra tarifas exorbitantes por minuto, gerando lucros para os golpistas.

Como se proteger

Para se proteger dos ‘robocalls’, siga estas recomendações:

O que fazer se for vítima de um golpe

Se você suspeitar que caiu em um golpe de ‘robocall’, é crucial agir rapidamente:

Fique atento e proteja-se contra os riscos cada vez mais frequentes dos ‘robocalls’. Compartilhe essas informações e ajude a espalhar a conscientização sobre esse tipo de golpe.

Informações POA24h.

Sair da versão mobile