O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou neste fim de semana a prisão de dois homens sob suspeita de envolvimento em incêndios criminosos no interior do estado. As prisões ocorreram em São José do Rio Preto e Batatais, onde um mecânico de 42 anos foi flagrado pela Polícia Militar enquanto ateava fogo em uma área de mata próxima ao centro da cidade.
A operação, que resultou na apreensão de gasolina, um isqueiro e um celular, revelou vídeos no aparelho do suspeito comemorando incêndios de grandes proporções na região. O homem foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Franca, onde responderá por incêndio criminoso.
Esse incidente ocorre em um contexto preocupante de aumento significativo dos focos de incêndio no estado. Desde o início do ano até 24 de agosto, São Paulo registrou 5.278 focos de incêndio, o maior número desde 1998, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A onda de calor e a baixa umidade contribuíram para a explosão de incêndios, levando o governo a decretar estado de emergência em mais de 30 cidades.
A crise ambiental já resultou em duas mortes de trabalhadores que combatiam as chamas em Urupês, na Região Metropolitana de São José do Rio Preto, e na suspensão total ou parcial de rodovias no estado. A situação permanece crítica, com focos ainda ativos em 17 municípios e 36 em alerta máximo.