Na última quarta-feira, 28 de agosto, a Brigada Militar, através do 3º Grupo de Polícia Ambiental, atendeu uma denúncia de maus-tratos a dois cães no bairro Pomarosa, em Bento Gonçalves. A denúncia foi feita por telefone institucional.
Ao chegar no local, a guarnição encontrou dois cães em situação de extrema magreza e sem alimentação adequada. Um dos cães, da raça Pitbull, era de porte médio e tinha pelagem caramelo. O outro, sem raça definida, também era de porte médio e possuía pelagem preta. Além disso, o ambiente onde os animais estavam era considerado insalubre. No momento da vistoria, não havia ninguém na residência responsável pelos cães.
Os animais foram apreendidos e deixados aos cuidados de uma voluntária do projeto “Salvando Vidas BG”, que foi designada como fiel depositária. Os cães foram então levados para a Clínica Veterinária São Francisco, onde passaram por avaliação. A médica veterinária responsável constatou que os animais estavam em estado de magreza extrema, apresentando lesões e áreas com pelo rarefeito, provavelmente causadas pela desnutrição.
Diante da gravidade da situação, a Brigada Militar realizou a confecção da Comunicação da Ocorrência Policial, além de realizar levantamento fotográfico e georreferenciamento do local.