A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20/08) a Operação Talha Dupla, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Durante a ação, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de Uruguaiana (16), Pelotas (1) e Florianópolis (1).
A investigação teve início em novembro de 2022, após a Receita Federal apreender 1 milhão de reais transportados por uma jovem em duas malas idênticas. A mulher foi levada à sede da Polícia Federal em Jaguarão, o que deu início às investigações.
Com o avanço das diligências, a Polícia Federal constatou que o dinheiro apreendido era proveniente do tráfico internacional de drogas, com origem na região de Uruguaiana, onde o grupo criminoso opera de forma intensa.
O grupo investigado já havia sido alvo da Operação Plano Alto, deflagrada pela Polícia Federal em 2015. Naquela ocasião, foi revelado que os criminosos traziam cocaína da Bolívia em aviões de pequeno porte, descarregando a droga em fazendas na região de Uruguaiana/RS.