Perfil: quem é Thomas Schiemann, candidato a prefeito de Veranópolis
A StudioTV entrevistou os dois candidatos à prefeitura de Veranópolis, acompanhe a cobertura
A corrida para as eleições municipais de 2024 começou. Em Veranópolis, dois candidatos concorrem a prefeitura do município: Thomas Schiemann, pela situação, e Cristiano Dal Pai, pela oposição. A Studio conversou com os dois candidatos e apresenta ao leitor o perfil dos dois políticos. Conheça a trajetória do médico e atual vice-prefeito da cidade.
Thomas Schiemann tem 62 anos e é natural de Palmitos (SC). Começou sua trajetória política no PDT, tendo mudado de sigla para o pleito deste ano, sendo candidato ao cargo majoritário pelo MDB.
De família de pastores, cursou medicina em Caxias do Sul, com a ajuda de uma tia. Durante o curso, conheceu a esposa, Francesca Peruffo Gallego Schiemann. Casaram no dia da festa de formatura. O casal mudou-se para Veranópolis há 31 anos, em 1993.
Ao falar da vida e trajetória, Schiemann não esconde que, assim como outras pessoas da família, também teve problemas de dependência química. Há mais de 20 anos ele passou por internação e desde então segue em tratamento — afirmou também que considera estar bem.
Foi o secretário de Saúde que participou da inauguração do Hospital Comunitário São Pelegrino Lazziozi, em 2000, o que considera seu maior feito na vida política. Em 2012, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador. No mesmo ano, passou por uma cirurgia cardíaca, o que comprometeu parte de sua campanha. Foi eleito o vereador mais votado. No pleito seguinte, em 2016, o feito se repetiu.
— Minha família não queria que eu concorresse em função do meu problema do coração. Eu já tive três infartos. Mas tem algumas coisas que a gente não tem como correr da raia. E Veranópolis está nessa prioridade da minha vida. Eu acredito que eu devo isso à cidade. Talvez eu não seja a melhor pessoa do mundo, mas se o povo quiser, acredito que vou ser um excelente prefeito, um bom gestor. Mesclando eficiência com coração — relata.
Para Thomas, a ideia é colocar em prática os conhecimentos adquiridos como secretário de saúde, vereador e vice-prefeito. Se eleito, entre as prioridades estarão a melhoria em infraestrutura e em atendimento.