Em uma ação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (6), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga interceptaram um carregamento de 143 quilos de cocaína na BR-290, em Alegrete. A droga estava escondida em uma carga de arroz e era transportada em um caminhão Mercedes Benz com placas de Uruguaiana.
O veículo, que seguia em direção a Porto Alegre, era escoltado por outros dois carros: uma caminhonete Saveiro e um SUV Toro. Ao todo, cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Entre os detidos, há um homem com antecedentes por homicídio.
A quantidade de cocaína apreendida é suficiente para produzir mais de meio milhão de pinos para consumo, segundo a polícia. A operação, que faz parte de uma série de ações contra o tráfico de drogas na região, visa desarticular uma organização criminosa que atua na fronteira. Em setembro de 2023, a mesma equipe prendeu sete traficantes com meia tonelada de cocaína em Uruguaiana.
Durante a ação, duas crianças, de 7 e 13 anos, foram encontradas em um dos veículos de apoio. Elas estavam acompanhadas de um casal e foram encaminhadas para os cuidados do Conselho Tutelar.
Além da droga, foram apreendidos o caminhão, a caminhonete Saveiro e o SUV Toro, utilizados no transporte e na escolta do carregamento. Todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Alegrete.