Maioria de homens, entre 45 e 59 anos e ensino fundamental incompleto: quem é o eleitorado da microrregião de Veranópolis para as Eleições Municipais
As quatro cidades, juntas, reúnem cerca de 28 mil eleitores para o pleito de outubro
Em 06 de outubro, 155,9 milhões de brasileiros vão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para as eleições municipais. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio Grande do Sul conta com 8.682.558 milhões de cidadãos aptos a votar neste ano — o quinto maior colégio eleitoral entre os estados.
A partir das estatísticas do TSE, é possível analisar o perfil do eleitorado que vai escolher seus representantes em cada município. A microrregião de Veranópolis – que compreende também as cidades de Cotiporã, Fagundes Varela e Vila Flores – reúne cerca de 28 mil eleitores. De forma geral, o grande grupo é composto predominantemente por homens, entre 45 e 59 anos e com ensino fundamental incompleto. Entretanto, algumas características variam entre os municípios.
Veranópolis
Fique por dentro | Coligação define Cristiano Dal Pai e João Guilherme Mazetto como candidatos a Prefeitura de Veranópolis
E veja também | Thomas Schiemann e Helena Beilfuss Santana disputarão a Prefeitura de Veranópolis pelo MDB
Em Veranópolis, 18,4 mil eleitores estão aptos a votar no pleito em outubro. Destes, 17,3 mil (94,17%) possuem biometria cadastrada. A cidade registrou aumento no eleitorado, que em 2020 era de 17,5 mil votantes.
Entre os mais de 18 mil eleitores, 9,6 mil (52%) são mulheres – a única das cidades da microrregião em que o público feminino prevalece. A faixa etária predominante é entre 45 e 59 anos, grupo que conta com 4,7 mil pessoas. Na terra da Longevidade, 425 pessoas acima dos 79 anos estão aptas a votar. 120 jovens com menos de 18 anos contam com título de eleitor para participar da votação.
Predomina também o grupo de pessoas que possui o ensino fundamental incompleto, sendo 26% do eleitorado. Apenas 16,82% possui superior completo. Quase metade do grupo (49%) declara ser solteiro, enquanto 41% é casado. Três eleitoras e eleitores possuem nome social aptos a votar.
Cotiporã
Leia também | Quebra de coligação e com oposição buscando mais espaço: como deve ser a eleição municipal em Cotiporã
O município de Cotiporã conta com 3,5 mil eleitores, apresentando um aumento de cerca de 100 cotiporanenses aptos desde a última eleição, há quatro anos, quando o grupo era composto por 3,4 mil pessoas.
No grupo, a maioria (52%) é homem, representando 1,8 mil eleitores. Cotiporã é a cidade com o maior percentual de eleitores acima dos 79 anos aptos a votar, com 223 cidadãos nessa faixa etária (6,26%).
O grau de escolaridade predominante é ensino fundamental incompleto, com 1,5 mil eleitores nesta condição, o que representa 42,19% do público. Apenas 7,21% do grupo possui ensino superior completo. Um(a) eleitor(a) está apto a votar com nome social.
Fagundes Varela
Em Fagundes Varela, o eleitorado conta com 2,4 mil pessoas. Desde 2020, o aumento no número de pessoas aptas a exercer o direito do voto foi de 80 novos eleitores.
Na cidade, predominam os eleitores, sendo 1.229 homens (50%) e 1.207 mulheres (50%). A faixa etária entre 45 e 59 anos também é a que prevalece. Ainda, 42,12% do eleitorado não completou o ensino fundamental, o principal grau de escolaridade do grupo. Um(a) eleitor(a) está apto a votar com nome social.
Vila Flores
Saiba mais | Com lideranças definidas, saiba como deverá ser a eleição municipal em Vila Flores
Já em Vila Flores, há 3,4 mil pessoas aptas a votar na cidade. Assim como os demais municípios da microrregião, a cidade também apresentou aumento no eleitorado em comparação ao pleito de 2020, quando 3,2 mil pessoas tinham situação regular para votar.
Na cidade, os homens também são a maioria entre o eleitorado, com 51%. A faixa etária que predomina é entre 45 e 59 anos. Sobre o grau de escolaridade, o que prevalece entre os eleitores é o ensino fundamental incompleto, com 36% do grupo nesta característica.