O candidato da coligação MDB, Republicanos e PL, José Maximino Spanhol, conhecido como Zé Spanhol, anunciou nesta sexta-feira a retirada de sua candidatura à prefeitura de Nova Prata. A decisão foi tomada devido a problemas de saúde que se agravaram nos últimos dias, as informações são da Rádio Ativa.
Zé Spanhol havia sido indicado pelo MDB após a convenção do partido, realizada no dia 3 de agosto. Inicialmente, ele foi lançado como candidato a vice-prefeito, mas no dia seguinte aceitou o convite para concorrer como candidato a prefeito, após retificação da ata da convenção.
Na quinta-feira, dia 15, rumores sobre a possível desistência de Zé Spanhol começaram a circular na cidade. Em carta aberta à população, Zé Spanhol explicou que um agravamento de uma trombose cerebral para um AVC isquêmico transitório o impede de prosseguir com a campanha política sem risco iminente à vida. Ele expressou gratidão pelo apoio recebido e pediu que seus apoiadores continuem acreditando no projeto da coligação.
A coligação MDB, Republicanos e PL está em conversações para encontrar um substituto para Zé Spanhol. Espera-se que um novo nome seja indicado até o final do dia de hoje para concorrer nas eleições de 6 de outubro.
Com a saída de Zé Spanhol, a disputa pela prefeitura de Nova Prata fica, por enquanto, com o candidato Volnei Minozzo, da coligação União Brasil e PSD.