Grande racha térmico provoca frio e calor no mesmo dia
O fim de semana no Rio Grande do Sul terá sol, nuvens e chuva com enormes diferenças de condições atmosféricas de uma região para a outra do estado com o território gaúcho na transição de ar mais frio ao Sul com ar muito quente ao Norte, antecipa a MetSul Meteorologia.
O sol aparece com nuvens em meio a períodos de nublado na maioria das cidades do Rio Grande do Sul neste sábado, mas com maior presença de nebulosidade no estado. Pode chover de forma isolada no Centro, Leste e, especialmente, no Sul gaúcho.
Ar mais ameno em níveis baixos da atmosfera traz temperatura mais amena no Sul e no Leste gaúcho, mas no Noroeste e no Norte do estado faz até calor. Algumas cidades do Noroeste devem ter marcas acima dos 30ºC, repetindo o que já ocorreu ontem.
Na tarde da sexta-feira, os termômetros indicaram máximas de 30ºC a 33ºC em vários pontos do Noroeste do estado, com registros de 31ºC em Santa Rosa e de 32ºC em Porto Xavier.
Já no domingo o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, contudo com momentos de nublado em diversas localidades. Segue a chance de chuva isolada no Sul e no Leste do estado, mas a instabilidade deve se concentrar mais na Metade Sul e apenas em parte do dia.
Na Metade Norte, o dia é quente. A tarde do domingo torna a ser de calor em cidades do Norte e, especialmente, do Noroeste com marcas que outra vez podem ultrapassar os 30ºC. Na Metade Sul, embora sem calor, aquece mais do que neste sábado.
O grande destaque deste fim de semana na temperatura será o enorme contraste entre o Sul e o Norte do Rio Grande do Sul como se o estado tivesse duas estações no mesmo dia, tal a diferença térmica de uma região para a outra.
Os mapas abaixo mostram as projeções de anomalia de temperatura (desvio da média) em superfície para as tardes de hoje e amanhã com base nos dados do modelo alemão Icon em sua rodada da 0Z deste sábado.
Como se observa, a temperatura estará muito acima da média neste sábado e amanhã na Metade Norte gaúcha durante a tarde enquanto na Metade Sul o dia terá marcas perto ou abaixo da média de agosto. Já no domingo, aquece mais na Metade Sul, mas sem temperaturas tão elevadas quanto no Noroeste e no Norte do estado.
A tendência no começo da semana é que a temperatura siga elevada com máximas altas na Metade Norte do Rio Grande do Sul enquanto na fronteira com o Uruguai e no Sul do estado frente quente estará trazendo instabilidade com chuva em diferentes pontos destas regiões.