Duas instituições de ensino de Veranópolis estão entre as 20 melhores notas no IDEB em ranking estadual

EMEF Senador Alberto Pasqualini e IFRS Campus Veranópolis têm posições destacadas entre escolas gaúchas no ranking de anos finais e ensino médio, respectivamente

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. A avaliação mede o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações em cada instituição de ensino. Para a avaliação de 2023, o MEC não chegou a estipular as metas esperadas, conforme nota técnica divulgada.

O Rio Grande do Sul alcançou 6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), ficando em 9º lugar no ranking nacional. Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, a nota foi de 4,9 pontos e o ensino médio registrou 4,2 pontos, levando a 11ª e a 10ª posição entre os estados, respectivamente.

Apesar de estabilidade nas notas, o estado perdeu posições em comparação ao último ano da avaliação. Os resultados ficam abaixo da meta do Ideb projetada para o estado em todas as etapas de ensino.

Na microrregião, o destaque é da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, de Veranópolis, que alcançou nota acima de 7,0 tanto nos anos iniciais (7,4) quanto finais (7,0). O resultado na avaliação das turmas entre 6º e 9º ano garantiu a instituição a 8ª colocação entre as escolas públicas gaúchas. O ranking dos anos finais é liderado pela EMEF Santa Cruz, de Farroupilha, com nota 7,5.

Outro destaque da cidade foi para o IFRS – Campus Veranópolis, empatado com outras duas instituições na 17ª colocação entre as escolas de ensino médio. O Instituto alcançou resultado 5,9. O primeiro lugar estadual, do Colégio Tiradentes, de Ijuí, alcançou nota 7,3.

Ainda, todos os municípios ficaram acima da média nacional nos três níveis de ensino, com exceção da avaliação de ensino médio em Veranópolis, cuja média ficou em 3,9, contra o 4,1 a nível nacional.

Confira as médias do IDEB da rede pública de ensino da microrregião:

Veranópolis

Cotiporã

Fagundes Varela

Nova Prata

Vila Flores

Média Nacional

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e é a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico para elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.  

Sair da versão mobile