Neste final de semana, o Rio Grande do Sul será impactado por um ciclone extratropical em formação, que promete trazer chuvas e ventos intensos para diversas regiões. A instabilidade começa no sábado, 31 de agosto, quando uma área de baixa pressão evoluirá para um ciclone extratropical, processo conhecido como ciclogênese, que irá organizar uma frente fria, trazendo chuvas para o Oeste, Centro e Sul do estado.
No domingo, 1º de setembro, o ciclone se deslocará para a costa Leste do Rio da Prata, com a frente fria associada provocando chuvas no Centro e Norte do Rio Grande do Sul. Entretanto, as precipitações serão irregulares e de volume baixo, podendo deixar algumas áreas sem chuva significativa. A partir do meio-dia, espera-se uma melhora no tempo em várias localidades.
Os ventos serão um dos principais impactos do ciclone, com rajadas de 40 km/h a 60 km/h no sábado na Metade Sul do estado, e até 70 km/h em algumas regiões no domingo. Além disso, a formação de uma corrente de jato em baixos níveis trará ar quente e reforçará a entrada de fumaça de queimadas, resultando em um céu acinzentado e tons alaranjados e vermelhos ao longo do dia.
A partir de segunda-feira, 2 de setembro, a expectativa é de que a entrada de ar mais frio do Oceano Atlântico, associada à mudança na direção do vento, dispersará a pluma de fumaça, proporcionando um ar mais limpo e sol brilhante para a maior parte do Rio Grande do Sul.