Cenipa muda relatório de queda de avião e diz que tripulação perdeu controle
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) revisou nesta quinta-feira (15) o relatório sobre a queda de um avião da VoePass ocorrida em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira (9). Segundo a nova versão do documento, a tripulação perdeu o controle da aeronave durante o voo. A mudança substancial na narrativa do relatório destaca uma perda de controle em rota, diferentemente das informações preliminares que apontavam para uma perda súbita de altitude seguida de colisão com o solo.
O relatório inicial indicava que a aeronave havia descido abruptamente e colidido, mas agora, o Cenipa detalha que a tripulação enfrentou dificuldades significativas de controle. Essa atualização vem após uma análise aprofundada que incluiu a recuperação de dados das caixas-pretas do avião no último fim de semana. Essa “ação inicial” é uma etapa crucial onde informações preliminares são coletadas para entender as circunstâncias que levaram ao acidente.
Além disso, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas identificou possíveis fatores meteorológicos que podem ter contribuído para o acidente, incluindo turbulência, formação de gelo e um ciclone extratropical, além de fumaça de queimadas que pode ter influenciado as condições de voo. Esses elementos, juntamente com as condições de nuvens supercongeladas que a aeronave atravessou, são cruciais para entender o contexto mais amplo da queda. O Cenipa, parte da Força Aérea Brasileira, continuará as investigações, com um relatório técnico preliminar esperado em 30 dias.
Fonte: Metrópoles