Campanha Nacional de Coleta de DNA para Familiares de Desaparecidos é lançada no RS

Nesta segunda-feira, 26 de agosto, teve início a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Polícia Civil (PC/RS) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS). A mobilização, que ocorre até 30 de agosto, abrange todas as regiões do Rio Grande do Sul, com o objetivo de coletar material biológico e realizar entrevistas com familiares de desaparecidos.

Os mutirões de coleta ocorrerão em diversas cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, Novo Hamburgo, Viamão, Gravataí, Alvorada, São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santana do Livramento. Os Postos Médico-Legais de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo também participarão da semana de mutirão.

A coleta de DNA é simples e não invasiva, realizada através de uma amostra de saliva. Familiares de desaparecidos são incentivados a comparecer aos mutirões, portando documentos de identificação. Eles também podem levar objetos pessoais do desaparecido, como escovas de dentes ou pentes, para extração de DNA. O material coletado será processado pelo IGP/RS e comparado com os perfis genéticos existentes no Banco de Perfis Genéticos (BPG/RS).

É importante destacar que o serviço é gratuito e voluntário, e que o material coletado será utilizado exclusivamente para a identificação de pessoas desaparecidas, conforme previsto na legislação. Em caso de identificação positiva, os familiares serão contatados para os procedimentos legais.

O IGP/RS e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul reforçam a importância da participação de todos os familiares de primeiro grau – pais, mães, filhos e irmãos – nesse esforço coletivo.

Confira a programação completa dos mutirões:

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