Alta pressão garante começo de semana com frio, geada e sol no Sul do Brasil

A semana começa com temperaturas baixas e muito sol no Sul do Brasil, impulsionada por uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica. Os três estados da região, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, registram temperaturas negativas e formação de geada, reforçando a sensação de frio intenso, as informações são da Metsul.

Atualmente, enquanto uma frente fria avança pelo Centro-Oeste do Brasil e pelo estado de São Paulo, o Sul do país permanece sob a influência de uma massa de ar frio de trajetória continental, associada a um centro de alta pressão na Argentina. Essa configuração garante o predomínio do sol em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, embora nuvens ainda possam ser observadas na Metade Leste do estado. Em várias cidades, o dia será de céu claro, sem grandes interferências climáticas.

O frio intenso marca o início desta segunda-feira, com formação de geada na maior parte do interior gaúcho. Apesar da elevação gradual da temperatura ao longo do dia devido à presença do sol, a tarde será fria, típica do final de agosto. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 6ºC e 15ºC, com um vento mais fraco, resultado do afastamento de um ciclone da costa.

Santa Catarina e Paraná também registram um começo de semana ensolarado, embora algumas nuvens possam aparecer em diferentes localidades. As temperaturas caem abaixo de zero em áreas de maior altitude, e as tardes variam entre frias e amenas, dependendo da região.

A previsão para terça-feira é de continuidade do sol nos três estados do Sul, com mais uma madrugada fria e formação de geada em muitas cidades. No entanto, a temperatura deve subir durante a tarde, trazendo marcas mais amenas em relação à segunda-feira.

Sair da versão mobile