O CEO global da Fraport, Stefan Schulte, confirmou hoje que o Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre será reaberto em outubro, com 50 voos diários na primeira fase. A retomada gradual das operações marca o fim das medidas emergenciais implementadas após as enchentes de maio que causaram danos à pista do aeroporto.
- Outubro: A partir de outubro, o aeroporto operará parcialmente, com 50 voos diários entre 10h e 22h, utilizando 1.700 metros da pista que não foram afetados pelas inundações. Nessa fase inicial, apenas voos domésticos serão oferecidos.
- Dezembro: Até dezembro, a expectativa é que o Aeroporto Salgado Filho retome suas atividades completamente, com a utilização total dos 3.200 metros da pista.
A escolha do mês de outubro para a reabertura foi pensada estrategicamente, considerando a diminuição das chuvas e as dificuldades de realizar obras durante o inverno, que apresenta baixas temperaturas e precipitações frequentes.
Enquanto a reabertura gradual se desenrola, os voos que normalmente operariam no Salgado Filho continuarão sendo redirecionados para outros aeroportos do Rio Grande do Sul, além de Florianópolis e Jaguaruna em Santa Catarina, cidades que fazem parte da rede aérea emergencial criada após as enchentes.