Veranópolis se credencia ao Projeto Antigranizo Serra Gaúcha

Aconteceu na cidade de Caxias do Sul, nesta segunda-feira, dia 01 de julho, encontro sobre o Projeto Antigranizo Serra Gaúcha, organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Fracaro, esteve presente e na oportunidade credenciou o município de Veranópolis para também fazer parte deste projeto que visa proteger as cidades da região contra chuvas de granizo, que muito prejudicam as culturas agrícolas, mas também trazem danos as edificações e qualquer item que fique exposto a essa ação da natureza, seja na área urbana ou rural.

Neste encontro a empresa de Santa Catarina, Anti-Granizo Fraiburgo (AGF) Ltda, apresentou o projeto do sistema antigranizo que já desenvolve em treze cidades no estado vizinho e que está sendo implantado em alguns municípios da região da serra gaúcha.
O sistema usa iodeto de prata, que quando lançado diminui de tamanho ou até elimina as pedras de gelo antes que elas atinjam o solo. A queima de iodeto de prata é feita por um gerador. Para saber quando ligar o equipamento a empresa realiza a monitoração do tempo através de radar. É importante destacar que esse sistema é regulamentado pela OMM – Organização Mundial de Meteorologia e a empresa responsável explica que esse sistema não apresenta danos ao meio ambiente.

✔️ A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente avaliou como uma excelente alternativa de proteção contra esse evento climático e vai dar seguimento aos processos para que Veranópolis faça parte deste sistema e tenha equipamentos antigranizo instalados em seu território.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo