Talco é classificado como provavelmente cancerígeno pela OMS

A Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou recentemente o talco como provavelmente cancerígeno para humanos (Grupo 2A). Essa decisão se baseia em um conjunto abrangente de estudos que indicam um risco aumentado de câncer, principalmente de ovário, em pessoas que utilizam talco frequentemente.

O talco é um mineral natural comum, utilizado em diversos produtos como cosméticos, pós de bebê e até mesmo em algumas indústrias. A preocupação com sua relação ao câncer se dá principalmente pela contaminação com amianto, um mineral comprovadamente cancerígeno. Apesar dos esforços para separar o talco do amianto durante a mineração, essa contaminação nem sempre é completa.

O alerta não se limita ao talco. Outra substância recentemente incluída na lista de potencialmente cancerígenas pela OMS é o acrilonitrilo, utilizado principalmente na produção de polímeros. Estes polímeros, por sua vez, são amplamente empregados em fibras para roupas, tapetes e peças automotivas. Além do uso industrial, o acrilonitrilo também está presente na fumaça do cigarro e na poluição do ar, aumentando as preocupações com seus impactos na saúde.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo