O Cone Sul da América do Sul experimentou um período extremamente frio no final de junho e nas duas primeiras semanas de julho com duração e intensidade atípicas para o período de inverno na região. Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul foram as áreas mais afetadas pelo frio intenso a extremo.
No Rio Grande do Sul, grande parte do estado terminou a primeira metade do mês com temperatura 4ºC a 5ºC abaixo da média histórica, o que é um grande desvio, com vários dias de temperatura muito baixa. A temperatura chegou a 9,1ºC abaixo de zero no Sul do estado, caiu abaixo de zero na Grande Porto Alegre e chegou a ser de 1ºC durante a tarde na Serra.
As tardes mais quentes da semana serão as de terça, quarta e quinta, especialmente no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina, e no Oeste e no Norte do estado do Paraná. Em alguns pontos, as máximas devem ficar perto ou até acima dos 30ºC. Já mais ao Leste da região, pela influência oceânica, muitos dias terão nevoeiro e as máximas tendem a se elevar menos.A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/2024-07-21-tempo-semana-temperatura/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR3RyvGfUXVLThO-GwxpFnLfxTQwMGQNJMs1g4RnWfD3EA7Sz4W8EDyYpk8_aem_ooBX9CBeOPuEKQHYgDSSbQ .
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Tal como nos últimos dias, a segunda se inicia com nuvens baixas, nevoeiro e neblina em diversos locais do estado, mas que se dissipam no decorrer da manhã e dão lugar ao sol.
Faz um pouco de frio no começo do dia, com as menores marcas previstas para baixadas na área dos Campos de Cima da Serra. Com o sol, aquece rapidamente e a tarde será agradável na maioria das localidades com maior aquecimento na Metade Oeste.