RS entre as regiões mais frias do planeta nesta semana, alerta MetSul

O Rio Grande do Sul se prepara para uma semana marcada por temperaturas extremamente baixas, com potencial para se tornarem um dos períodos mais frios da história para alguns municípios. A onda de frio que atinge o Cone Sul da América do Sul, formada por Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e parte do Brasil, se intensifica nos próximos dias, com marcas congelantes sendo esperadas.

Ar polar intenso: De acordo com a MetSul Meteorologia, um poderoso reforço de ar polar está ingressando no Uruguai e no centro da Argentina, trazendo consigo ar gelado incomum para a região, mais frequente na Patagônia. Essa massa de ar frio deve resultar em temperaturas muito baixas em todo o Cone Sul, com potencial para recordes históricos em algumas localidades.

Marcas extremas: Na Argentina, cidades como Gobernador Gregores e Santa Cruz já registraram temperaturas abaixo de -12°C neste domingo (7). Em Buenos Aires, a capital, a primeira marca abaixo de zero graus desde 2011 foi registrada no sábado (6). No Uruguai, a expectativa também é de frio intenso, com potencial para marcas congelantes durante a noite.

Centro-Sul do Brasil sob efeito do frio: O Rio Grande do Sul, devido à sua localização geográfica, deve ser o estado brasileiro mais afetado pela onda de frio. A MetSul alerta para a possibilidade de um dos meses de julho mais frios da história do estado,

Sair da versão mobile