Na tarde desta segunda-feira, 1º de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou cerca de 115 pássaros exóticos em condições precárias na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul. Os animais estavam sendo transportados em gaiolas dentro de caixas de papelão, na caçamba de uma caminhonete, quando os policiais realizaram a abordagem na BR 293.
Durante a fiscalização, os agentes observaram uma Strada, com placas de Butiá, realizando uma ultrapassagem em local proibido. Ao abordar o veículo, os policiais abriram o compartimento de carga e encontraram os pássaros. As espécies resgatadas incluíam periquitos-australianos, periquitos roselas exímius e red rumped. Esses animais estavam confinados em pequenas gaiolas, sem ventilação adequada e com pouco espaço.
O motorista, um homem de 74 anos de Santa Cruz do Sul, já tinha antecedentes criminais por crimes ambientais semelhantes. Ele alegou possuir autorização para o comércio de animais, mas a licença estava vencida junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Como resultado, o homem e as aves foram encaminhados ao órgão ambiental responsável, onde ele responderá pelo crime de maus-tratos aos animais1. É importante que a sociedade esteja ciente dessas situações para proteger a fauna e combater práticas ilegais que prejudicam os animais silvestres.