Exatamente duas semanas após ter sido retirada do leito do Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, a passadeira foi recolocada neste domingo (30). A travessia foi liberada no início da tarde e funciona 24 horas.
No dia 16 de junho, a estrutura havia sido retirada por conta da elevação das águas do rio. No dia anterior, 15 de junho, a outra passadeira também foi removida por precaução.
Na última sexta-feira (28), uma equipe do Exército já trabalhava no local fazendo a instalação de fios e a preparação da base. Conforme o comandante do 6º Batalhão de Engenharia e Combate de São Gabriel, coronel Rafael Farias, neste primeiro momento, apenas uma passadeira será colocada. “Tendo em vista a diminuição do tráfego, por ocasião da instalação da ponte de ferro, somente uma passadeira foi instalada. No entanto, conforme a necessidade, poderemos, sim, construir outra passadeira”, afirmou.
A passadeira funciona no sistema pare e siga. “Enquanto as pessoas atravessam a ponte, outras aguardam do outro lado. Nossa equipe está em condições de atender o fluxo desta forma”, reforçou.
De acordo com o coronel, a estrutura apresenta segurança e somente se ocorrerem nova chuvas e o leito do rio vier a aumentar, será avaliada a necessidade de remoção da passadeira.