Operação apreende 90 toneladas de sucata em Caxias do Sul

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (9), a 142.ª edição da Operação Desmanche, em Caxias do Sul. Ao longo do dia, a força-tarefa fiscalizou uma recuperadora de veículos, onde foram apreendidas cerca de 90 toneladas de sucata automotiva, além de um chassi com a numeração apagada.

De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, foi constatada uma grande quantidade de peças e acessórios acondicionados irregularmente, em processo de desmanche. “Nosso objetivo é verificar empresas que vendem peças irregulares de veículos usados. Estamos verificando a procedência das peças, o que for irregular será recolhido”, destaca.

A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP, a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.

Realizada regularmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os veículos abandonados em seu depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito da Operação Desmanche. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada por meio de compactação e encaminhada para reciclagem na Gerdau, o que impede que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.

Sair da versão mobile