Um show de luzes azuis fluorescentes encantou moradores e turistas na Praia da Ribanceira, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, na noite da última quinta-feira (4). O fenômeno, conhecido como bioluminescência, foi registrado em imagens capturadas por Luan Machado de Oliveira, morador da cidade, que rapidamente viralizaram nas redes sociais.
As imagens mostram as ondas da praia se iluminando em tons de azul neon, criando um efeito mágico e surreal. De acordo com especialistas, o responsável por este espetáculo natural são as microalgas fitoplanctônicas, que emitem luz como mecanismo de defesa contra predadores.
A bioluminescência é um fenômeno biológico no qual organismos vivos produzem luz. No caso das microalgas fitoplanctônicas, a luz é emitida quando elas são agitadas ou tocadas, servindo como um sinal de alerta para predadores.
Este tipo de bioluminescência é mais frequente em regiões com águas calmas e ricas em nutrientes, como é o caso da Praia da Ribanceira. O fenômeno pode ocorrer em todo o país, mas é mais comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, devido à alta sazonalidade das águas.
Em julho do ano passado, um registro semelhante de bioluminescência foi registrado em Florianópolis. Imagens capturadas pelo clube de canoagem havaiana Kanoa Sambaqui, na Baía Norte da Capital, mostravam o mar em tom azul fluorescente, encantando moradores e visitantes.
O professor Leonardo Hörig, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Oceanografia Biológica, explica que a bioluminescência é influenciada por diversos fatores, como: