Luciano Hang é condenado à prisão pela Justiça do RS por chamar arquiteto de ‘esquerdopata’
A 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) condenou o empresário Luciano Hang por difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Tadeu Hickel. Hang chamou Hickel de “esquerdopata” e sugeriu que ele “vá para Cuba” em um vídeo publicado nas redes sociais. Isso ocorreu após o arquiteto liderar uma campanha contra a instalação de uma estátua da liberdade próxima a uma nova filial da Havan em Canela, na serra gaúcha.
O arquiteto relatou ter recebido centenas de xingamentos e ameaças após o vídeo, o que afetou sua saúde e o levou a mudar seus hábitos, como deixar de andar com seus netos pelas ruas de Canela.
O TJRS determinou que Luciano Hang cumpra uma pena de 1 ano e 4 meses em regime aberto, além de 4 meses de detenção, convertidos em duas penas restritivas de direitos. Ele também deve prestar serviços à comunidade diariamente e pagar uma multa pecuniária de 35 salários mínimos.
O empresário expressou insatisfação com a decisão e afirmou que vai recorrer. Ele considera que o Brasil é um país perigoso para empreendedores, onde ideologias ultrapassadas podem impedir o desenvolvimento de negócios.
Os advogados do arquiteto veem a decisão como uma restauração de sua honra e justiça, enviando uma mensagem contra o discurso de ódio. O caso teve origem quando Hickel liderou um abaixo-assinado contra a instalação da Estátua da Liberdade em Canela, argumentando que o símbolo era inadequado à cultura local1