Um incêndio de grandes proporções consumiu completamente um pavilhão de armazenamento de erva-mate na manhã desta quarta-feira (24), em Machadinho, no Rio Grande do Sul. O sinistro, que teve início por volta das 6h30min, destruiu a estrutura do local, que era cedido em comodato pelo município à empresa Erva Mate Cambona e Chás Barão, e toda a erva-mate estocada, estimada em 1.500 toneladas.
O prejuízo inicial é estimado em R$ 10 milhões, contando apenas a perda da erva-mate. A estrutura do galpão e os maquinários da empresa também foram afetados pelo fogo, o que deve elevar ainda mais o valor total dos danos.
Segundo informações, o incêndio foi percebido por volta das 6h, quando um indivíduo ouviu um estrondo e acionou os funcionários e os bombeiros. Quando um funcionário chegou ao local, por volta das 6h20min, já era difícil acessar o pavilhão devido à grande quantidade de fumaça e calor.
As equipes dos bombeiros voluntários de Machadinho, Barracão, Cacique Doble e Tapejara, com o auxílio de caminhões-pipa de diversos municípios, estão combatendo o incêndio desde as primeiras horas da manhã. No momento, as chamas estão controladas, mas os bombeiros ainda permanecem no local realizando o rescaldo e investigando as causas do sinistro.