O frio intenso continua a castigar o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (09), mas sem a mesma ferocidade da terça-feira (08), quando a onda de frio atingiu seu pico. As menores temperaturas devem ser registradas novamente no Oeste e Sul do estado, onde o sol deve aparecer com nuvens. Já no Centro, Norte e Nordeste gaúcho, a previsão é de céu nublado com chuva, com precipitações mais fortes na Serra, região metropolitana e Litoral Norte.
A chuva deve persistir ao longo da semana, com as menores temperaturas se concentrando no Oeste, Campanha e Serra do Sudeste. Na sexta-feira (12) e no sábado (13), um novo reforço de ar polar deve intensificar o frio, especialmente nas regiões mais ao Sul do estado. As madrugadas de sexta e sábado podem ter temperaturas abaixo de -5ºC na Serra do Sudeste.
A terça-feira (08) foi marcada por um frio extremo em todo o estado, com temperaturas recordes em diversas cidades. A estação meteorológica de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, registrou a menor temperatura do ano no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil, com -9,1ºC. Em Gramado, os termômetros marcaram apenas 1ºC às 15h.
Com a persistência do frio, as autoridades recomendam que a população tome medidas para se proteger, como usar roupas agasalhadas, evitar aglomerações e se alimentar com cuidado. É importante também ter atenção com idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde.