Doença de Newcastle leva ao sacrifício de 7 mil aves em Anta Gorda

Um foco da Doença de Newcastle (DNC) foi confirmado em um aviário comercial de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 7 mil aves serão sacrificadas como medida de controle e erradicação da doença.

A DNC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres. Os sintomas incluem sinais respiratórios, manifestações nervosas, diarreia e edema na cabeça. A confirmação do diagnóstico foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) após análises laboratoriais.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), está tomando medidas para conter o surto, incluindo:

  • Eliminação e destruição de todas as aves do aviário;
  • Limpeza e desinfecção do local;
  • Interdição do estabelecimento avícola;
  • Investigação epidemiológica em um raio de 10 km da área afetada.

As autoridades garantem que a DNC não oferece risco à saúde humana. O consumo de carne de frango e ovos é seguro, desde que os produtos sejam de origem inspecionada.

Com informações do Portal G1.

Leia também:  Brigada Militar atua no combate ao crime através do Comando Ambiental nas águas do Delta do Jacuí

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo