A corredora Luisa Giampaoli, de 29 anos, faleceu no início da tarde desta sexta-feira (26). Internada há cerca de uma semana no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, a morte da atleta foi confirmada pela instituição de saúde. A causa do falecimento não foi divulgada, mas sabe-se que Luisa apresentou sintomas como dor de cabeça e problemas de memória no final de junho, sendo diagnosticada com leptospirose e pneumonia.
De acordo com seu marido, Eduardo Schmit, Luisa chegou a ter alta do Hospital de Pronto Socorro (HPS) em 14 de julho para continuar o tratamento em casa, mas sua condição piorou e a última suspeita era de edema cerebral. A notícia de seu falecimento foi um choque para a comunidade esportiva e seus fãs, que acompanharam sua luta contra a doença nas últimas semanas.
Luisa Giampaoli teve uma carreira destacada no atletismo, integrando a seleção brasileira no Campeonato Ibero-Americano realizado em maio em Cuiabá. Na Corrida Internacional de São Silvestre, terminou em 17º lugar na elite, sendo uma das top 10 entre as brasileiras. Em 2023, foi campeã e recordista da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, deixando um legado marcante no esporte nacional.