O Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CBMSP) concluiu nesta sexta-feira (19) sua missão de auxílio no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas e inundações que atingiram o estado em abril. Ao longo de 78 dias, 265 bombeiros paulistas trabalharam em conjunto com equipes locais para realizar mais de 1.300 resgates, incluindo 1.056 pessoas e 279 animais. Seis corpos também foram localizados pelos agentes.
Desde o dia 2 de maio, oito forças-tarefas do CBMSP foram enviadas ao RS, somando um total de 265 agentes envolvidos na operação. A tenente Olívia, porta-voz da corporação, ressaltou o empenho e o trabalho humanitário dos bombeiros: “Apesar da tragédia, retornamos com o coração satisfeito e com sentimento de missão cumprida. Agradecemos o apoio do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e de todas as instituições que nos auxiliaram nessa missão.”
Para auxiliar nos resgates e buscas, os bombeiros paulistas utilizaram diversos equipamentos, como drones, cães de busca, embarcações e viaturas. As ações ocorreram nos municípios mais afetados pelas chuvas, incluindo Porto Alegre, Eldorado do Sul, Canoas, São Leopoldo, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul e Teotônia. As buscas também se estenderam a áreas rurais e ribeirinhas.
Com o término da missão, os bombeiros de SP retornam para seus lares com a sensação de dever cumprido. A tenente Olívia finaliza: “Ficamos felizes em ter levado um pouco de alento às pessoas que sofreram com as inundações. Agradecemos a todos que nos apoiaram nessa missão, especialmente ao Corpo de Bombeiros do RS e às demais instituições envolvidas.”