Acadêmicos do curso de Hotelaria da UCS lançam Manual de Gestão de Crise
Proposta é auxiliar a comunidade empresarial da Região das Hortênsias a enfrentar e a prevenir dificuldades econômicas
Os desafios climáticos, econômicos e sociais enfrentados recentemente motivaram uma turma da disciplina Projeto Temático II: Hotelaria e Mercado, do tecnólogo em Hotelaria da Universidade de Caxias do Sul, a lançar um Manual de Gestão de Crise. A publicação detalha o conceito de crise, como ela se forma e seus impactos, além de ações práticas para prevenir e reduzir os seus efeitos, entre outros fatores. Em formato on-line, o Manual tem 40 páginas e pode ser baixado gratuitamente neste link.
Professor responsável pela disciplina, Jeremias Polidoro Pontalti explica que o intuito da publicação é o de auxiliar empresários da Região das Hortênsias, sobretudo os de pequenos e médio empreendimentos, com instruções para conduzirem os momentos de crise, como o enfrentado no mês de maio, no Rio Grande do Sul, devido às chuvas. “Pensamos muito no pequeno empresário, mas até mesmo algumas organizações maiores têm dificuldade de prever crises e saber como lidar com elas, por isso a turma concluiu ser importante a produção desse material”.
A dedicação e o empenho dos estudantes na construção do Manual foram enaltecidas pelo docente, ao afirmar que iniciativas como essa vão ao encontro do compromisso da UCS em estar atenta às demandas das regiões onde está inserida. “Essas ações aproximam a comunidade da academia, e buscam passar o entendimento de que a educação e as informações de qualidade são caminhos para enfrentar as crises”, completa Pontalti.
O curso
O tecnólogo em Hotelaria é oferecido no Campus Universitário das Hortênsias, em Canela, região com forte rede hoteleira e que tem o turismo como potência econômica. Com duração de dois anos, o curso capacita os estudantes à operacionalização e gestão de serviços e empreendimentos de hospedagem. Nesta página é possível encontrar mais informações e se inscrever no vestibular on-line, com provas às segundas, terças e quintas-feiras.