Vigilância Sanitária interdita mais três câmaras de bronzeamento artificial em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária de Caxias do Sul, continua o trabalho de fiscalização das atividades com câmaras de bronzeamento artificial. Na última semana, a foram interditados mais três equipamentos. Desde o reforço da fiscalização dessa prática, em dezembro de 2023, um total de 19 foram lacradas.

A SMS reafirma os riscos da utilização dos equipamentos, que podem causar câncer de pele devido à radiação emitida pelas lâmpadas ultravioleta (UV). As máquinas são proibidas em todo o território nacional, conforme a Resolução N° 56/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A diretora das Vigilâncias em Saúde, Sandra Tonet, completa: “Não existem benefícios em relação ao uso desses equipamentos para bronzeamento artificial estético. A Vigilância Sanitária também orienta que a população se conscientize sobre os riscos do câncer de pele, que futuramente pode estar aparecendo”.

A Vigilância Sanitária não emite alvará sanitário para as atividades de bronzeamento com utilização das câmaras com lâmpadas UV. Por isso, esses equipamentos são instalados de forma clandestina. Logo, a fiscalização ocorre mediante denúncia e a população pode auxiliar pelos canais de ouvidoria (veja abaixo).

A Vigilância Sanitária tem função fiscalizatória e regulatória em diversas áreas como hospitais, farmácias, consultórios médicos e odontológicos, estéticas, restaurantes, mercados, escolas infantis entre outras áreas. Também é responsável pela liberação, renovação e novos pedidos de Alvará de Saúde, com o objetivo principal de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde.

Veja abaixo os canais para denunciar:

Alô Caxias: 156

Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde:

Ouvidoria Secretaria Estadual da Saúde:

Sair da versão mobile