A estiagem de mais de duas semanas no Rio Grande do Sul chega ao fim neste fim de semana com a chegada de uma frente fria que trará chuva forte ao estado. Diversas áreas gaúchas podem registrar altos volumes de precipitação, colocando as autoridades em alerta para possíveis inundações, segundo a MetSul Meteorologia.
Maiores volumes previstos para a Metade Norte
Os acumulados mais expressivos devem se concentrar na Metade Norte do estado, com destaque para uma faixa entre o Centro e a Grande Porto Alegre e outra entre o Noroeste e a Serra.
O Noroeste deve receber os maiores volumes, com previsão de 200 a 300mm em alguns pontos e possivelmente até mais, o que representa muita água em um curto período de tempo.
Alagamentos e elevação dos rios são preocupações
Há grande preocupação com a possibilidade de alagamentos, especialmente no domingo, e com a persistência da chuva na próxima semana, que pode somar-se à do domingo e causar impactos nos rios.
Com acumulados de 100 a 250mm em vários pontos do estado em apenas uma semana, os níveis dos rios devem subir, com alguns podendo atingir cotas de inundação.
Rios Jacuí, Taquari e Uruguai devem subir, mas não devem chegar aos níveis de maio
Os modelos indicam que os rios Jacuí, Taquari e Uruguai devem ter elevação significativa, mas longe dos níveis atingidos em maio no caso do Jacuí e Taquari. Já o Uruguai no Noroeste deve subir mais do que em maio, devido aos volumes de chuva na região serem inferiores ao do restante do estado no fim de abril e maio.
Chuva deve ser menor do que na virada de abril para maio
A frente fria trará chuva no sábado e domingo, com maior intensidade no domingo, especialmente entre o Centro do estado e a região Norte da Lagoa dos Patos e Porto Alegre.
A chuva deve prosseguir na segunda-feira, com os maiores volumes mais ao Norte do estado, especialmente no Noroeste.
Apesar da previsão de altos volumes, a chuva deve ser bem menor do que na virada de abril para maio, quando o estado enfrentou um grande temporal.
Prefeituras se preparam e estado ainda se recupera dos desastres anteriores
Prefeituras em todo o estado se preparam para novos episódios de chuva forte, com ações de limpeza das ruas, redes de esgotos e rios.
É importante ressaltar que o Rio Grande do Sul ainda se recupera dos efeitos do grande desastre de maio, com muitos municípios ainda em situação de emergência.
Com informações do Correio do Povo e Metsul.