Rio Taquari ultrapassa cota de alerta em Muçum e Santa Tereza

O Rio Taquari ultrapassou a cota de alerta em Muçum e Santa Tereza na manhã desta segunda-feira (17), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SACE). Em Muçum, o nível do rio chegou a 16,5 metros, 1,5 metro acima da cota de alerta, que é de 15 metros. Já em Santa Tereza, o rio atingiu 16 metros, um aumento de 35 centímetros em relação à marca registrada às 8h.

A cota de inundação em Muçum é de 18 metros. Em maio deste ano, o Taquari transbordou e causou alagamentos em diversas cidades do Vale do Taquari, incluindo Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.

Prefeituras tomam medidas

As prefeituras de Muçum e Santa Tereza estão tomando medidas para auxiliar a população afetada pela subida do rio. Em Muçum, equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército estão ajudando na retirada de famílias e pertences das áreas de risco. A prefeitura também já instalou três abrigos para receber os desabrigados. Já em Santa Tereza, a prefeitura está monitorando a situação e prestando assistência às famílias que residem em áreas de risco.

Sair da versão mobile