Após a parcial destruição da ponte que liga Cotiporã e Bento Gonçalves em decorrência das fortes chuvas de maio, o Governo Federal liberou verba de R$ 4,5 milhões para a reconstrução da estrutura. O valor, destinado por meio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, será fundamental para o restabelecimento da ligação entre os municípios e o escoamento da produção regional.
A iniciativa, viabilizada por meio de um cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), contou com a colaboração das prefeituras de Cotiporã, Bento Gonçalves e Veranópolis. A busca por recursos emergenciais foi impulsionada pela interdição da BR-470, que liga Bento Gonçalves a Veranópolis, com previsão de liberação para veículos leves apenas no final do mês.
Combinação de esforços garante recursos para reconstrução
Diante da urgência em restabelecer o acesso entre as cidades, a ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves se tornou a alternativa mais viável para o tráfego com Veranópolis. A força das águas, no entanto, comprometeu parte da estrutura, necessitando de reparos imediatos.
Mobilizando-se para encontrar soluções, o prefeito de Cotiporã, Ivelton Zardo, explica os esforços empreendidos: “Vimos na captação de recursos via Defesa Civil uma alternativa crucial. Iniciamos uma campanha de arrecadação por Pix, mas também buscamos o cadastro no S2iD. Elaboramos o pré-projeto e, graças ao empenho de todos, obtivemos a aprovação dos recursos federais. São recursos do Governo Federal liberados via Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e representam uma conquista imensa para a nossa região”.
Início das obras
Com a aprovação da verba já registrada no sistema S2iD, a prefeitura aguarda a transferência dos recursos para dar início às obras de reconstrução da ponte de forma emergencial. Ações ágeis e coordenadas garantem celeridade na retomada da ligação entre os municípios, minimizando os impactos causados pelas chuvas e impulsionando o desenvolvimento regional.