Após uma semana de avaliação e sem novas chuvas, moradores da área evacuada entre o Centro e o Bairro Italiana em Cruzeiro do Sul puderam retornar para suas casas na sexta-feira (31). A evacuação, realizada na noite de quinta-feira (23), foi necessária devido a rachaduras no solo e em moradias, afetando 65 famílias.
O retorno, no entanto, é provisório e tem validade até as 23h59 do dia 2 de junho, domingo. Um novo laudo será emitido atualizando a situação de risco na área.
Restrições para o retorno
O acesso à área é permitido apenas com veículos leves. O trânsito de veículos pesados é expressamente proibido por qualquer motivo, sem autorização expressa.
A Rua Bento Gonçalves, entre as Ruas Licinio Rocha de Azevedo e Barão do Cotegipe, está interditada para o trânsito de veículos.
Instrumentos de medição cinemática, como pinos e pinturas no pavimento, devem ser preservados para não prejudicar o monitoramento da área.
Qualquer sinal de avanço de deformações no terreno ou nas estruturas da área, como aumento de trincas, surgimento de olhos d’água ou alterações na qualidade da água subterrânea, inclinações em edificações, postes ou árvores, deve ser imediatamente comunicado ao responsável técnico.
O descumprimento das medidas de segurança pode levar à nova evacuação da área.