Novo radar meteorológico ampliará cobertura da Defesa Civil no RS

O tão esperado radar meteorológico que irá auxiliar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul na emissão de alertas e previsões mais precisas do tempo finalmente chegou ao Brasil. O equipamento, adquirido pela empresa Climatempo, desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, no último sábado (8/6), e agora passa pelos trâmites alfandegários. Logo em seguida, será transportado por terra para Montenegro, onde será instalado no Morro São João.

A escolha de Montenegro como local de instalação se deu pela sua localização estratégica, que permitirá ao radar abranger uma área de 150 km de raio, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre – área de alta densidade populacional que, até então, não contava com este tipo de monitoramento – e o Vale do Taquari.

Antes de serem enviados ao Brasil, os componentes do radar passaram pela fase final de testes de performance na República Tcheca, garantindo sua funcionalidade e precisão. A previsão é que o novo sistema entre em operação no segundo semestre de 2024, proporcionando à Defesa Civil dados mais precisos sobre as condições climáticas da região, o que permitirá a emissão de alertas mais tempestivos e a tomada de decisões mais assertivas em caso de eventos climáticos severos.

O contrato de monitoramento entre a Defesa Civil e a Climatempo tem duração de cinco anos, com o objetivo de garantir a prestação de um serviço de qualidade à população gaúcha por um período significativo.

Sair da versão mobile