Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista de carreta que apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital falsificada durante uma abordagem na BR-116, em São Leopoldo.
A ação aconteceu após denúncias de que o veículo, uma Scania com placas de Nova Veneza-SC, estaria trafegando em alta velocidade pela faixa da esquerda e realizando ultrapassagens perigosas. Ao abordar o motorista, os policiais verificaram, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que a CNH apresentada era falsa.
CNH suspensa e reciclagem obrigatória
O homem, de 43 anos e natural de Criciúma-SC, estava com a carteira de habilitação suspensa desde março de 2024 e não havia realizado a reciclagem obrigatória para regularizar sua situação. Em depoimento, ele confessou ter adquirido o aplicativo falso por saber que sua CNH estava suspensa.
Crime e penalidades
Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante pelo crime de uso de documento falso e encaminhado à Polícia Civil. O veículo foi liberado para outro motorista da empresa após a regularização da documentação.