Gustavo dos Santos Ribas, de apenas 8 anos, faleceu no dia 18 de junho em Passo Fundo. O menino, que deu entrada em uma unidade de um hospital da cidade com quadro de dor abdominal, pode ter sido diagnosticado erroneamente com apendicite e não teria recebido o tratamento adequado para a pneumonia bacteriana que o vitimou.
Inconformados com a perda do filho, os pais, Volnei Ferreira Ribas e Luciane dos Santos, buscaram respostas e justiça. Em entrevista à Rádio Planalto, Volnei questionou uma médica do hospital se o filho teria sobrevivido se fosse diagnosticado com pneumonia desde o início, obtendo a confirmação de que sim. A família ainda não teve acesso ao prontuário médico e, com o auxílio de um advogado, investiga o caso.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota oficial, relatando o atendimento inicial de Gustavo no hospital, com a realização de exames e o encaminhamento para outra instituição de saúde para confirmação do diagnóstico e tratamento. A Polícia Civil também investiga o caso para determinar se houve negligência médica.