A empresa Medabil, com sede em Nova Bassano, foi a vencedora da licitação para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, no local onde ficava a histórica Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio. A licitação aconteceu na tarde desta sexta-feira, 31, e a Medabil se destacou com a proposta mais vantajosa, no valor de R$ 10,9 milhões, cerca de R$ 800 mil a menos do que o valor inicial previsto.
A empresa, que está em processo de recuperação judicial, já apresentou a documentação necessária e aguarda a homologação do resultado na próxima segunda-feira. O cronograma prevê a conclusão da obra em 100 dias, com a construção de uma ponte em ferro e concreto, com duas pistas de fluxo e contrafluxo, oito metros de largura e 102,30 metros de comprimento.
O empresário Roberto Lucchese, um dos responsáveis pela reforma da Ponte de Ferro, ressalta a importância da união de esforços para a reconstrução da passagem: “Se a ponte for usada por 100 dias ou 100 anos, o que importa é que em menos de duas semanas vamos reconectar as pessoas do nosso vale. É uma ponte feita por pessoas para pessoas. A discussão se terá outra no lugar ou não, isso respeitamos e deixamos para o setor público. A nossa parte é trabalhar 24 horas para a reconstrução.”