A Polícia Civil, através da 2ª Delegacia de Polícia de Pelotas, capturou no último sábado (08/06) os dois principais foragidos de um grupo criminoso que atuava em Pelotas e na região sul do Estado. A dupla, que vivia de forma luxuosa em Tubarão, Santa Catarina, ostentando bens como um Porsche avaliado em R$ 700 mil, foi presa após um mês de investigações.
A operação, fruto de um trabalho de inteligência que cruzou diversas informações, identificou os foragidos como líderes do grupo criminoso. Segundo o Delegado titular da 2ª DP, César Nogueira, “a equipe identificou que os indivíduos ostentavam uma vida de sucesso, vivendo em uma casa luxuosa e utilizando veículos de alto valor, mesmo seguindo na liderança das ações criminosas.”
A investigação apurou que a dupla movimentou mais de R$ 25 milhões nos últimos dez meses, com diversos crimes no currículo, incluindo lavagem de dinheiro. “A estrutura criminosa se organizava para se apropriar do dinheiro ilícito e o reinserir no mercado como valores lícitos. Utilizando documentos falsos, viviam tranquilamente com movimentações financeiras expressivas”, explica o Delegado Nogueira.
Prisão e Histórico
Um dos presos, com mais de 50 anos de pena a cumprir, estava foragido desde 2021 após romper a tornozeleira eletrônica. O outro indivíduo rompeu a tornozeleira em janeiro deste ano. Após os procedimentos legais, ambos foram encaminhados ao Sistema Prisional.